Aula 01 – Classificação e
sistemática (página 12) – ser protagonista – biologia - 2 ano
“Macaxeira, mandioca, jabá? É tudo a mesma coisa?
Tem um nome científico para ela?”
Manihot esculenta
Classificar é agrupar elementos de acordo com certos
critérios, como semelhanças ou diferenças.
Aristóteles no século IV a.C. realizou observações quanto as
características, comportamento, reprodução, habitat de diversas espécies.
Organizou os seres conforme a escala natural: seres humanos,
animais, plantas e por último os minerais.
Diversas outras organizações:
·
Ervas, arbustos e árvores
·
Animais úteis, indiferentes, ou nocivos ao homem
Problema:
·
Alguns seres se encaixavam em critérios de
organização dos mais variados e em grupos diferentes, ocasionando grande
dificuldade de um grupo equivalente.
·
Ex. animais nocivos: aranha, rato, cobra (seres
totalmente diferentes, características, comportamento)
Resultado: Classificação mais detalhada:
·
Forma e estrutura anatômica
·
Fisiologia: função
TAXONOMIA: ramo da biologia que identifica, descreve, nomeia
e classifica os seres vivos em categorias.
No século XVIII, o sueco Carl von Linné, dividiu a natureza
em:
·
Três reinos
·
Cada reino em classes
·
Cada classe em ordem
·
Cada ordem em gêneros
·
Cada gênero em espécie
Hoje temos a taxonomia da seguinte forma: reino, filo,
classe, ordem, família, gênero e espécie
Para não esquecer: Raio Forte Caiu Ontem, Fazendo Grande Estrago
Nomenclatura
binomial
Gênero: a primeira letra maiúscula
Espécie: todas as letras minúsculas
Obs:
·
em textos impressos: Expressar em itálico e/ou
negrito (exemplo 1)
·
em textos escritos a mão: sublinhado
separadamente (exemplo 2)
ex: Homo sapiens (exemplo
1)
Homo
sapiens (exemplo 1)
Homo sapiens (exemplo 2)
Pesquisar e escrever em seu caderno o nome de cinco plantas
e de cinco de animais utilizando- se da regra de nomenclatura binominal,
colocando também a classificação taxonômica
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